₲uia Azul

Festa da Polenta

2º Final de Semana

A partir de Quinta-feira, 10 Outubro 2019 até Domingo, 13 Outubro 2019

Festa da Polenta é uma festa realizada na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES), sempre na primeira e segunda semana de Outubro (durante 8 dias no total).

Todo ano, a preparação para a festa começa em Março, com o Plantio do Milho, no Sitio Lorenção.

Em Julho, acontece a Serenata Italiana pelas ruas da cidade até o Centro de Eventos, "Polentão".

No mês de Setembro ocorre a Colheita do Milho (plantado em Março), que será utilizado para a festa.

Finalmente em Outubro, começa a festa, e dentre as principais atrações, estão: o desfile do queijo gigante, das famílias, carros de boi, tropas e transporte de milho, eleição da Rainha e Princesas, além de shows Nacionais, e o famoso "Tombo da Polenta". Na nova Casa da Nonna é possível conhecer um pouco mais da cozinha , sala de bordados, café, sobremesas e bate-papo. Além do Paiol do Nonno com sanfona, viola e violão e muito trabalho para descascar, debulhar e moer o milho para fazer a polenta. Outra atração é o Armazém da Polenta, um lugar de reviver nossa historia e levar lembranças da Festa da Polenta.

E é claro, há sempre muita comida típica e muita polenta com os almoços dos sábados que são acompanhados com as mesmas atrações de domingo.

Nessa festa outra coisa que não falta é diversão com os jogos de Moretina, Bocha, Cantarolas, Brincadeiras e muito mais.